O que é autismo?
- Juliana B. G.
- 9 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Hoje em dia podemos notar que existe um crescente número de diagnósticos de autismo. O que houve? Houve uma mudança de conceito quanto o autismo, já que anteriormente pensava-se que se tratava de uma psicose infantil, de um comprometimento afetivo e que suas causas eram psicológicas. Hoje sabemos que se trata de uma síndrome, que apresenta vários sinais e sintomas, que se trata de déficit cognitivo (na maior parte das vezes com deficiência intelectual) e de origem biológica, a criança nasce com autismo.
Para que se faça o diagnóstico do autismo é necessário um trabalho multiprofissional, envolvendo vários profissionais da saúde, como fonoaudiólogos e pediatras, pois os sinais e sintomas do autismo podem ser compartilhados em muitos outros quadros.

O diagnóstico se baseia na observação do comportamento, que precisam ser avaliados, se são comportamentos pontuais, que fazem parte de determinado contexto ou se tratam realmente de um quadro patológico.
Lembrando que crianças que não possuem autismo também possuem comportamentos "inadequados". Vai depender se a criança entende as regras sociais ou não.
Com o aumento do conhecimento em relação ao autismo, com a melhoria nas avaliações e maior sensibilização do público, além da conscientização dos pais em procurar um diagnóstico cada vez mais cedo, percebe-se um aumento significativo no número de autistas em nossa sociedade.
Importante salientar que nem todas as crianças apresentam os mesmos sintomas e intensidades que as outras. É um quadro bastante individualizado, mas mesmo que a criança apresente sinais leves de autismo, elas precisam de suporte e treinamento, pois o quadro traz sofrimento para o indivíduo.
Comments